Porque usamos “Feira” no nome dos dias da semana?

Porque usamos “Feira” no nome dos dias da semana?

Principalmente se você sabe falar mais de uma língua além do português, é bem capaz que em algum momento da sua vida você tenha se perguntado qual o motivo de nós usarmos o termo “feira” para finalizar todos os dias de semana, enquanto outras línguas têm termos mais simples e talvez mais efetivos que os nossos.

Essa é uma pergunta bastante válida e curiosa, mas que possui uma boa explicação por trás. Para entendermos um pouco mais sobre como esse termo foi fazer parte da língua portuguesa, precisamos entender sobre sua origem no latim e o significado que tudo isso tem nos dias de hoje. Veja só nos próximos parágrafos!

Origem no latim

 

A primeira vez que o termo “feira” passou a ser empregado foi em 563 d.C. após uma reunião feita pela Igreja Católica da cidade de Braga, em Portugal. Inclusive, essa explica o fato de somente a língua portuguesa aplicar essa terminologia para descrever seus dias de semana. 

Naquela época, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias de semana usados até então, e que homenageavam deuses pagãos, deveriam mudar de uma vez por todas. Porém, a ordem do pontífice só valia para os dias da Semana Santa, período em que todo bom cristão deveria estar descansando. Acabou que o termo acabou sendo adotado para o ano inteiro, mas somente pelos portugueses.

Relação com outras línguas

 

Enquanto Portugal mudava sua maneira de interagir com os dias da semana, outras línguas “vizinhas” mantiveram um padrão até os dias de hoje. Nas línguas espanholas, francesas e italianas, os deuses continuam sendo a referência para os dias da semana, com exceção para os sábados e domingo.

Sábado deriva do hebreu shabbat, que significa “dia de descanso dos judeus”, enquanto o domingo também vem do latim Dies Dominicus, que pode ser lido como “Dia do Senhor”. Veja abaixo o significado dos outros cinco dias que restam na semana nas outras línguas citadas anteriormente:

  • Segunda-feira – Lunes / Lundi / Lunedi / Dia da Lua
  • Terça-feira – Martes / Mardi / Martedì / Dia de Marte
  • Quarta-feira – Miércoles / Mercredi / Mercoledì / Dia de Mercúrio
  • Quinta-feira – Jueves / Jeudi / Giovedì / Dia de Júpiter
  • Sexta-feira – Viernes / Vendredi / Venerdì / Dia de Vênus

Desde 321 d.C., os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo — regra estabelecida pelo imperador romano Constantino, quem também decidiu que as semanas teriam sete dias. O objetivo dessa decisão era justamente fazer uma referência à citação bíblica de que Deus criou o mundo em sete dias. 

Se gostou veja outros posts sobre uma curiosidade ou sobre algum plano de seu interesse