Dor de dente: saiba quais as possíveis causas desse incômodo.

Dor de dente: saiba quais as possíveis causas desse incômodo.

Quem já sentiu dor de dente, sabe que ela é inesquecível. Alguns tipos de desconforto são tão fortes que fazem com que a pessoa pare de comer, dormir ou, até mesmo, falar. É praticamente impossível fazer qualquer coisa que não seja tentar eliminar essa sensação.

O problema é que as dores de dente não costumam se manifestar do nada. Normalmente, elas nos dão sinais de que vão aparecer, como o surgimento de cáries, a quebra de um dente ou o aparecimento de vermelhidão na região das gengivas.

Então, que tal conhecer algumas das principais causas de dor de dente e descobrir quais são os tratamentos mais frequentemente aplicados para resolver esse problema? Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são as causas da dor de dente?

Veja, a seguir, algumas das possíveis causas para que um dente fique doendo!

Sensibilidade

Sensibilidade dentária é o nome dado àquela sensação de “arrepio” que temos quando tomamos ou comemos algo quente ou frio demais, além de outras situações, como o ato de escovar os dentes e muito mais.

Se você está passando por isso, é provável que a região mais interna do seu dente tenha sido afetada, provavelmente, por uma cárie. A dor é outro sinal muito comum, e isso precisa ser avaliado por um profissional.

Cáries

Cáries são causadas pela ação das bactérias em nossos dentes. Elas cavam um buraquinho no esmalte, aquele ponto preto observado na dentição.

A partir daí, começam a “comer” a estrutura dentária, podendo chegar a pontos profundos e causar muita dor. Por isso, o ideal é tratá-las o quanto antes, já que o seu avanço pode gerar infecções e, até mesmo, a perda do dente afetado.

Inflamações na gengiva

A gengivite é a inflamação na gengiva, tecido que sustenta os dentes. Problemas nessa região também podem deixá-los fragilizados, fazendo com que a dor seja um sintoma presente.

Um dos sinais de que você pode estar com gengivite é o avermelhamento da região, mas isso não é tudo. Se você vê as suas gengivas sangrarem com facilidade, é importante ficar de olho.

Infiltração em restaurações

Se você já fez alguma restauração (ou seja, o tratamento de uma cárie) e está sentindo dor no mesmo dente, é possível que esteja passando por uma infiltração. Isso acontece quando o material utilizado já não está mais bom.

É como se a restauração tivesse vencido. Assim, é necessário refazer o procedimento, de preferência, utilizando materiais de boa procedência e com boa durabilidade. Converse com o seu dentista sobre o assunto!

Abscesso periapical

Os abscessos são o nome técnico para o acúmulo de pus em uma região. Quando eles são chamados de periapicais, é porque acontecem próximos à raiz do dente.

Podem surgir por uma grande variedade de razões, dentre elas, a infiltração em uma restauração. Outra possível causa para esse problema é uma cárie não tratada, mas o sintoma é sempre o mesmo: a dor. Nesses casos, por conta da infecção, o paciente também pode ter febre.

Pulpite

O dente é composto por diversas estruturas, sendo a polpa a mais interna de todas. É nela que estão os nervos e os vasos sanguíneos, fazendo com que essa seja uma área muito sensível e que, consequentemente, causa muita dor.

Pulpite é o nome dado à inflamação nessa região. A principal causa para esse problema é a presença de uma cárie que não foi tratada e, pouco a pouco, foi se infiltrando no dente. Muitas vezes, o tratamento de canal é a única solução para essa situação, que também pode gerar abscessos periapicais.

Trauma

Por fim, outra causa da dor de dente é a presença de traumas. Eles são caracterizados por acidentes que acontecem em nossos dentes, como fraturas, pancadas e outros problemas que podem fazer com que a dentição fique quebrada ou “mole”.

Questões como essa podem afetar a polpa do dente, fazendo com que a estrutura fique sensível e o paciente sinta bastante dor e desconforto. É preciso uma intervenção rápida para evitar que a condição se agrave e, assim, o dente seja perdido.

Quais são os tratamentos para a dor de dente?

dor de dente

Há várias formas de tratar uma dor de dente. A escolha ideal dependerá da causa para o problema, mas pode incluir:

  • uso de medicações (como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos);
  • restauração (remoção da cárie);
  • tratamento de canal, entre outros.

Apenas uma avaliação minuciosa com um dentista poderá ajudar a determinar qual é o melhor tratamento para o seu caso. Ele vai avaliar a sua boca com o olhar e as ferramentas necessárias e poderá, em alguns casos, solicitar exames complementares. O mais comum é o raio-X panorâmico, que avalia toda a sua arcada em apenas alguns minutos.

Como tratar a dor de dente?

Se você está sentindo muita dor, há coisas que podem ser feitas para aliviá-la. No entanto, o tratamento é feito exclusivamente no consultório do dentista. Por isso, as medidas para reduzir o desconforto só devem ser feitas até a hora da sua consulta, e não como substituição à opinião de um profissional.

Como vimos, há muitas causas para a dor de dente. Aliviar a dor não é o mesmo que tratá-la, e o problema continuará lá, agindo. Assim, você corre o risco de perder o seu dente ou ter uma infecção séria, caso os dentes não sejam examinados o quanto antes.

Para aliviar a dor até a hora da consulta, é possível tomar analgésicos com moderação. Consulte a opinião de um farmacêutico para saber a dose correta! Além disso, uma compressa gelada na região do desconforto pode ajudar. Outras dicas são escovar o dente afetado, com delicadeza, ou fazer bochechos mornos com água e sal.

Como podemos ver, as causas para a dor de dente são bem variadas. Ou seja: não é possível bater o martelo na razão para o desconforto sem que os seus dentes sejam examinados por um bom profissional. Assim, o tratamento será mais certeiro e você poderá sorrir sem preocupações!

Se caso tiver alguma dor de dente aproveite a vigência 24 Horas que os planos odontológicos oferecem.

Entre em contato e confira as ofertas!