Sabia que existe um melhor horário para fazer exercícios?

Sabia que existe um melhor horário para fazer exercícios?

Um estudo publicado no fim de 2020 mostra que, sim, para algumas pessoas, há um horário mais adequado para a prática de exercícios físicos. Se você é homem diagnosticado com diabetes tipo 2 saiba que a academia pode ser mais efetiva no período da tarde. As informações são do jornal The New York Times.

Se você cumpre esses requisitos mas só consegue ou prefere treinar de manhã, está tudo bem. Todo o esforço não é em vão. O que o estudo sugere é que o exercício praticado à tarde pode ser mais benéfico do que o matutino para pessoas com essas condições.

“Eu acredito que fazer exercícios seja melhor do que não fazer, independentemente do horário”, diz Patrick Schrauwen, professor de nutrição ciências do movimento no Centro Médico da Universidade de Maastricht, na Holanda, e um dos autores do estudo que mostra a influência da atividade física em pacientes com diabetes do tipo 2.

De acordo com a pesquisa, os homens que fizeram exercício físico à tarde exibiram uma média de sensibilidade à insulina significativamente melhor — o que significa uma maior capacidade de controle do açúcar no sangue — do que aqueles que realizaram a mesma atividade mais cedo. Outro ganho importante: a turma vespertina perdeu mais gordura abdominal, mesmo fazendo a mesma rotina.

O que isso pode indicar? Que o horário em que você coloca o seu corpo para se movimentar pode impactar diretamente nos benefícios da prática para a sua saúde.

O que se sabia até então é que mexer nos horários de refeição e do sono podem melhorar a saúde, justamente por influenciarem o nosso ritmo circadiano (o ciclo que envolve todas as variações biológicas no corpo de um ser humano dentro do período de 24 horas). Mas pouco se estudou sobre a influência da hora do exercício para a saúde do metabolismo.

Os pesquisadores notaram esse melhor desempenho nos exercícios vespertinos, mas não sabem ainda explicar os motivos. Schrauwen acredita que a prática realizada mais tarde possa ter um impacto sobre os alimentos ingeridos no fim da noite, o que ajudaria a metabolizar mais rapidamente o que comemos antes de dormir. Ainda há muito o que estudar e descobrir.

Mas, o que fica é o recado de que, para todos os efeitos, o melhor horário pra praticar uma atividade ainda é aquele que caiba nas nossas rotinas diárias. Afinal, botar o corpo em movimento é bom em qualquer momento!