Confira essas 5 dicas para se prevenir da dengue

Confira essas 5 dicas para se prevenir da dengue

1.Utilize repelente

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.

2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível

O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.

3.Elimine focos de água parada

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar para se proliferar desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

4.Coloque telas em janelas e portas

Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

5.Aplique inseticidas e larvicidas

Os inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. Em diversos lugares são realizadas aplicações regulares de inseticidas e larvicidas nas áreas externas.

Se você perceber a presença de mosquitos em qualquer espaço, é importante que a Universidade seja avisada da localização exata para que possa atuar pontualmente no local.

As Escolas e outras unidades da PUCRS também estão orientadas a solicitar materiais repelentes para aplicação. O pedido pode ser feito diretamente no CDLOG.

Vacina para prevenção da dengue

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está atuando na pesquisa para o desenvolvimento da vacina contra a dengue. O estudo está em andamento desde 2009, conduzido pelo Instituto Butantan em parceria com o Instituto de Alergia e Doenças Infecciosas, dos Estados Unidos. O HSL integra a pesquisa desde 2016.

Em caso de duvidas, estre em contato e saiba mais!