4 destinos para ficar mais perto da natureza.

4 destinos para ficar mais perto da natureza.

Viajar de férias ou lazer é sempre um momento esperado pelas pessoas. Sair da rotina, visitar um novo local, relaxar ou até mesmo praticar esportes pode ser um de seus objetivos nessa hora. Independente de qual seja o motivo da sua viagem, é importante pesquisar sobre o lugar antes e entender tudo que ele pode oferecer.

Não importa se você gosta de temperaturas mais quentes ou frias para essa ocasião, o fato é que os destinos em contato com a natureza estão em alta. Dados de um estudo realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) confirmam o crescimento por buscas para locais que proporcionem proximidade com o meio ambiente.

Está procurando um destino com essa finalidade? Confira 4 lugares para você conhecer melhor.

Quais os pontos positivos de estar em contato com a natureza?

Saúde mental beneficiada

A sociedade contemporânea se urbanizou em velocidade exponencial. Por isso, estamos passando menos tempo em contato com a natureza e lidando com as consequências dessa realidade. Estamos mais estressados, deprimidos e muitas vezes mal-humorados.

Estudo realizado em 2019, feito pela revista Nature, mostra que o contato com a natureza tem o poder de auxiliar na melhora desse processo: bastam apenas poucas horas semanais em um ambiente mais natural para que os níveis de estresse, depressão e ansiedade sejam reduzidos, auxiliando, assim, a saúde mental.

Que tal se movimentar um pouquinho?

O contato com a natureza facilita que estejamos em movimento! Caminhar por lugares com paisagens agradáveis, visitar cachoeiras e praias, fazer trilhas ou até mesmo esquiar – caso você prefira temperaturas mais baixas –, tudo isso conta para combater o sedentarismo, auxiliando na sua saúde física e psicológica.

Conexão e relaxamento

Estar em ambientes mais tranquilos e silenciosos ajuda a fazer uma limpeza em nossos pensamentos, cuidando de todo o estresse que carregamos no dia a dia. Respirar fundo, concentrar-se, observar a paisagem, tudo facilita para que você se conecte com você mesmo novamente e relaxe.

Diversão para todos

Lugares que você pode estar em contato com a natureza podem permitir diversão para todas as idades! Você pode buscar um local mais tranquilo para relaxar com a família e com as crianças, ou buscar opções mais desafiadoras como fazer trilhas mais longas ou até mesmo esquiar.

Agora que você já sabe os benefícios que uma viagem em contato com a natureza possibilita, vamos conferir algumas opções de países, cidades e passeios?

Nova Zelândia – País de paisagens exuberantes

O país é formado por duas ilhas e é muito conhecida por suas marcações de vulcões e glaciações. É um dos destinos preferidos de quem busca paisagens de tirar o fôlego. Segundo o próprio site de divulgação do turismo no país, em apenas dois dias de viagem de carro é possível ter acesso a geleiras, grandes planícies, florestas subtropicais e ainda aproveitar as gigantes faixas litorâneas que a Nova Zelândia possui.

Como o clima do local pode variar bastante, com temperaturas mais amenas e meses em que pode chegar a -10ºC, também existem diversos tipos de passeios de acordo com as essas temperaturas. Você pode escolher visitar o país em qualquer época do ano, dependendo da sua preferência.

No verão, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, a procura é alta. O clima é mais quente e o local recebe mais turistas. Gosta de temperaturas mais amenas? Voe para lá no outono, período em que o país fica menos cheio.

Se você gosta de temperaturas lá embaixo, é melhor visitar a Nova Zelândia no inverno. Julho e agosto são os meses mais procurados por quem gosta de praticar esqui ou snowboard.

Queenstown – Cidade da Nova Zelândia

Cidade perfeita para quem está em busca de aventuras. De uma simples caminhada até o bungee jump, Queenstown oferece opções para todos os gostos.

O desembarque no Aeroporto Internacional de Queenstown já dá um gostinho do que vamos encontrar. Uma cidadezinha, com pouco mais de 15 mil habitantes, rodeada por majestosas montanhas de picos nevados e uma natureza deslumbrante. Localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia e às margens do Lago Wakatipu, este destino paradisíaco está a 647 quilômetros de Wellington, a capital do país. Pode-se ir de uma cidade a outra de carro, ônibus, avião ou barco, o que torna a viagem mais democrática.

E que tal caminhar pela natureza? As mais de 40 trilhas são limpas, bem sinalizadas e conservadas, ideais para explorar a região sem gastar com os passeios guiados. O mais legal é que podemos encontrar trilhas fáceis, médias e difíceis, que podem durar até um dia de caminhada. 

Queenstown oferece opções para todos os bolsos, com uma variedade de hotéis, casas de férias e hostels. Por isso, é muito comum ouvir diferentes idiomas pelas ruas, tornando a cidade multicultural. Vemos poucos carros circulando e muitos pedestres pelos agradáveis calçadões. As bicicletas também são comuns e muito usadas pelos moradores e turistas. Mas não se preocupe, o transporte público é eficiente, e os ônibus funcionam até tarde da noite. Não é para menos, já que a vida noturna de Queenstown fica no centro, onde também estão os melhores restaurantes, bares, cafés e baladas com DJs. A gastronomia destaca peixes, carne e costela de carneiro, saboreados, claro, com vinhos da região e cervejas artesanais. Os restaurantes mais caros, de comida asiática, ficam no centro da cidade.

Além do agito e dos esportes, o que também torna Queenstown tão atraente, principalmente para jovens, é a possibilidade de se fazer intercâmbio. Dá para estudar inglês em excelentes instituições, combinando o curso, inclusive, com atividades extracurriculares, envolvendo a prática esportiva e a natureza.

Rotorua – Cidade da Nova Zelândia

Crateras vulcânicas e piscinas de lama borbulhante são a atração do local. Para você que gosta de explorar paisagens exuberantes e presenciar fenômenos naturais, este pode ser o passeio perfeito para você.

Rotorua, situa-se o incrível parque geotérmico Wai-o-Tapu, um dos parques mais visitados da região. Ele é repleto de piscinas naturais coloridas, formadas pelo resultado das atividades vulcânicas das redondezas. É um ponto absolutamente imperdível em um roteiro na Ilha Norte da Nova Zelândia!

As diferentes cores da água se devem aos elementos químicos e minerais presentes no solo, sobretudo ao enxofre. Logo na entrada, após o pagamento do ingresso, o visitante recebe um mapa do parque, que mostra os três circuitos. Percorre-se, primeiramente, o Circuito Vermelho, que inclui:

– Devil’s home, Rainbow Crater, Thunder Crater e Devil’s Ink pot (a imagem abaixo é do Devil’s Ink pot).

Parque Wai-O-Tapu

– Paleta do artista:

Parque Wai-O-Tapu - Paleta do Artista

– Opal pools:

Parque Wai-O-Tapu

– The Champagne Pool, que é a maior nascente do parque e igualmente seu cartão postal, contando com 62 metros de profundidade. A temperatura natural da água é de 74 graus e, graças à presença de dióxido de carbono, ela solta continuamente pequenas bolhas – daí o nome piscina de champanhe. Os minerais presentes na água são ouro, prata, mercúrio, enxofre, arsênio, bem como o tálio, que se depositam nas margens e são responsáveis pela diferente coloração.

Parque Wai-O-Tapu - Champagne Pool

– Devil’s bath: o enxofre ali presente confere à lagoa essa cor incrível, ou seja, verde limão.

Parque Wai-O-Tapu

Circuito Laranja, por outro lado, inclui vistas panorâmicas da parte inferior do parque:

E, finalmente, o Circuito Amarelo inclui alguns gêiseres, fumarolas, penhascos, a Frying Pan Flat, Oyster Pool e o imenso lago de águas verdes Ngakoro:

Parque Wai-O-Tapu
Parque Wai-O-Tapu
Parque Wai-O-Tapu

Kaikoura – Cidade da Nova Zelândia

Curte apreciar o mar? Esse pode ser o lugar perfeito para você. É possível ver baleias e golfinhos de perto ou ainda mergulhar com simpáticos lobos-marinhos. Além dessas experiências, você pode conferir outras disponíveis no país no próprio site do local.

Entre os diversos destinos de natureza da Nova Zelândia, Kaikoura surge como agradável surpresa. A pitoresca cidade costeira é o lugar perfeito para entrar em contato com a rica vida marinha passeando pela costa e saboreando um prato de lagostins.

Kaikoura é a primeira parada para os amantes da vida selvagem no país. Lá é possível encontrar golfinhos, baleias, lobos-marinhos e diversas outras espécies que encantam os turistas. Passeios para observação das baleias saem da cidade várias vezes por dia.

Foto por IStock/ anderspa

Outra visita imperdível é nos Caminhos da Península – uma caminhada de três horas de volta para visitar uma colônia de focas, formações de calcárias e uma colônia de aves marinhas.

Além disso, é um excelente lugar para degustar lagostas (no idioma maori, ‘kai’ significa comida, e ‘koura’, lagosta).

Mas, não são só atrações selvagens que o destino oferece. Na cidade estão: o Kaikoura Museum, a Kaikoura Coast track – uma das caminhadas mais bonitas do país, MT. Fyffe Walking track, Maori Leap Cave, Clarence River Conservation área, MT. Lyford Village e Pegasus Bay.

Facilmente acessível em um trajeto de duas horas ao norte de Christchurch, o ambiente da cidade é realmente espetacular – a vila se localiza entre a imponente Montanha do Mar e o Oceano Pacífico.

Aspen – Cidade dos Estados Unidos

Esta é definitivamente uma experiência para quem gosta de baixíssimas temperaturas, esportes na neve e viagens com a família. Aspen é uma famosa cidade turística localizada no estado de Colorado, nos Estados Unidos, conhecida por ser o melhor resort de inverno. Possui diversos locais para a prática de esqui e também muitas opções de alta gastronomia e vida noturna para você aproveitar ainda mais!

No verão, Aspen também é um ótimo destino, pois é possível sair para fazer caminhadas, ciclismo e até mesmo passeios a cavalo.

Islândia – País para quem quer curtir o frio sem exageros

Você já deve ter ouvido por aí que a Islândia é um país deslumbrante. E isso é verdade! As paisagens são diversas – de gelo a piscinas naturais – e podem proporcionar experiências incríveis para quem o visita.

O clima é frio, mas possui temperaturas mais amenas. A Islândia é perfeita para quem gosta desse tipo de clima, porém não quer enfrentar temperaturas extremas.

Vale ressaltar que o país possui destinos peculiares e a presença de um guia é sempre importante.

Lagoa Azul – Atração para quem quer relaxar

Localizada a apenas 45 minutos da capital Reykjavik, é considerado um SPA natural por ter piscinas de água termais e com propriedades terapêuticas, muito procuradas pelos turistas.

Aurora boreal – Islândia é um dos melhores locais para visualizar o fenômeno natural

Também é possível viajar para o país e observar um dos fenômenos mais belos da natureza. A aurora boreal é mais facilmente vista entre os meses de setembro e abril, e os passeios são realizados à noite para melhor visualização. Para essa aventura, é necessário proteger-se de temperaturas mais altas e as condições climáticas precisam ser avaliadas previamente.

Algarve – Região de praias no extremo sul de Portugal

Algarve é uma região localizada no extremo sul de Portugal, famosa pela diversidade da natureza presente e um dos destinos mais procurados do verão europeu. Possui paisagens de tirar o fôlego, com suas praias extensas, grutas, cavernas e passeios de barco – é perfeita para quem busca um clima quente e ensolarado. A região é dividida por 16 municípios, sendo Faro a capital.

Lagos – Cidade da região do Algarve

Cidade da região é muito conhecida por sua costa e penhascos, onde ficam localizadas as Praias do Camilo e Dona Ana, locais sempre listados entre as praias mais bonitas do mundo. Além da natureza vasta e deslumbrante no local, é possível combinar o contato com a natureza junto à cultura, uma vez que Lagos também é um destino histórico.

Faro – Capital da região do Algarve

Capital da região, é uma cidade tranquila e recheada de paisagens litorâneas. As águas da Praia de Faro são limpas e cristalinas, proporcionando uma experiência e tanto para você que gosta de um destino perto do mar. O lugar é muito bem estruturado para receber turistas e de fácil acesso para os destinos. Além da Praia de Faro, é possível visitar a Doca de Recreio de Faro, que dá acesso a um píer, de onde você pode pegar um barco para chegar a um outro destino, a Ilha Deserta de Faro.

E você, ficou com vontade de viajar ou já está pensando no seu próximo destino? Independentemente da escolha do roteiro, é importante viajar em segurança. A Hadera possui opções de seguro viagem para que você possa viajar sem se preocupar com imprevistos e muito mais tranquilo. Confira nossas opções pelo nosso site e faça uma cotação!